Please enable JS

Publicações

Passinho é a nova estratégia de resistência dos moradores de Caranguejo Tabaiares

11 October /Popular Center of Human Rights / Direito à Moradia , Caranguejo Tabaiares

Os jovens da comunidade lançaram ontem (10.10) o Brega-protesto “Sem destruição” mandando um recado para a prefeitura de que não sairão de seu lugar

O passinho tem tomado as ruas de Recife, com o corpo, os jovens da periferia ocupam a cidade para expressar sua arte. Dia desses, Jonathan Lima, 19 , morador do Coque foi pedir autorização para realizar um evento na comunidade. O policial logo disparou “o passinho é um dos maiores problemas que temos hoje”. Pois é a partir dessa linguagem, que por si só já é resistência que os jovens do Coque, vinculados ao curso de formação em audiovisual Coque Vídeo se somaram aos jovens  do Grupo Adolescer para falar sobre a luta de Caranguejo Tabaiares, onde moram os últimos. 

Há 3 meses, saiu um decreto de desapropriação do Prefeito Geraldo Júlio para os moradores do Canal do Prado, que corta a comunidade. Desde então, os moradores criaram a campanha “Revoga o Decreto, Prefeito”, tirando fotos com os moradores e apoiadores e postando nas redes sociais. Além disso, o Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste, formado por moradores e uma rede de apoio com organizações da sociedade civil, como Centro Popular de Direitos Humanos e Articulação Recife de Luta realiza semanalmente um Cinedebate, motivo criado para fazer a comunidade se manter unida. O Videoclipe Brega-protesto “Sem destruição” foi lançado ontem (10.10) no cinedebate, na comunidade, com plateia lotada. Os jovens, crianças e adultos cantavam o refrão cheio de significado em coro “Sem, sem, sem destruição, eu sou de Caranguejo e daqui não saio não”.

“Muito importante essa manifestação dos nossos jovens e Caranguejo Tabaiares. Isso aí é fruto da formação e da criatividade das comunidades. É isso que a gente quer fomentar a partir do Caranguejo Tabaiares Resiste. Fomentar a criatividade e a beleza que existe nas nossas comunidades. Com o Cinedebate, com o brega-protesto e com várias formas e ações nós vamos seguir lutando e mostrando a riqueza e a grandiosidade que existe nas nossas comunidades. Nós vamos continuar resistindo!”, comenta Sarah Marques, moradora e uma das principais mobilizadoras do coletivo. 

O videoclipe será lançado hoje (11.10) à tarde nas redes sociais do Coletivo Caranguejo Tabaiares Resiste e promete ampla circulação pela cidade!