Please enable JS

Publicações

img

CPDH informa ao Governador Paulo Câmara sobre violação do Direito à Liberdade de Expressão em processo contra estudante que criou sátira do gestor

23 June /Popular Center of Human Rights / Advocacia Popular , Direito à Liberdade de Expressão , Não à Censura , Democracia , Direitos Humanos , Liberdade de Expressão

O Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) enviou carta ao  Governador de Pernambuco, Paulo Câmara, comunicando sobre o processo que criminaliza o estudante David Alves Andrade por ter criado um perfil no Instagram fazendo uma sátira ao Governador no final de 2018. O perfil fazia uso da linguagem do humor e de crítica ao gestor público e se manteve no ar por poucos meses. Leia a carta AQUI.

O documento, enviado ao Governador pelo CPDH no dia 18 de junho, pede que o gestor público se pronuncie sobre o caso, pois entendemos que o processo fere gravemente o Direito à Liberdade de Expressão. Até o momento não obtivemos resposta. Acreditamos que um gestor público comprometido com a democracia deve receber com naturalidade críticas ao seu trabalho, sem corroborar com atitudes de censura e violação ao Direito de Liberdade de Expressão.

O estudante David Alves Andrade está sendo processado por injúria, difamação e falsa identidade. O perfil no Instagram foi desativado desde 2019 e na época o jovem prestou esclarecimentos na Delegacia de Crimes Cibernéticos. Mesmo assim, David segue sendo criminalizado. A audiência está marcada para o dia 1º de julho.