Please enable JS

Publicações

CPDH intensifica ações em favor da proteção de defensores e defensoras dos direitos humanos

14 September /Popular Center of Human Rights / #CPDH , #JUSTIÇA , Direitos Humanos , Democracia

O Centro Popular de Direitos Humanos (CPDH) segue trabalhando em novas ações e firmando parcerias com foco na proteção dos defensores e defensoras de direitos humanos que atuam no estado de Pernambuco. Nesta semana, a organização participou de uma intensa agenda de reuniões e visitas com representantes de outras entidades do terceiro setor e dos poderes públicos.

Na última segunda-feira (11), o CPDH esteve presente na reunião com Cândida Souza, representante da Coordenadoria Nacional do Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, Comunicadores e Ambientalistas (PPDDH). O encontro aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Pernambuco (OAB-PE),no Recife.

De acordo com Tereza Mansi, advogada do CPDH e coordenadora do eixo de Liberdade de Expressão da entidade, o objetivo foi ouvir as Organizações da Sociedade Civil e os Movimentos Sociais sobre as demandas e como fortalecer o Programa em nível estadual. “Foi uma reunião produtiva onde compartilhamos ideias e estratégias para garantir que os defensores de direitos humanos tenham o suporte necessário”, avaliou.

Seguindo com o cronograma de atividades, o CPDH acompanhou, na terça-feira (12), uma visita de Luciana Pivato a um terreiro de religião de matriz africana, que está sob os cuidados do Programa Estadual de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos devido a casos de racismo religioso. 

“Foi uma experiência fundamental para compreender os desafios enfrentados por esses defensores e para apresentar propostas que visam fortalecer ainda mais o Programa. Estamos firmemente comprometidos em colaborar com outras organizações para garantir a segurança daqueles que lutam por justiça e igualdade”, afirmou Tereza Mansi.

Projeto Mãos Dadas

Esse intercâmbio com a Coordenadoria Nacional do PPDDH e com o Programa Estadual se soma ao Projeto Mãos Dadas que o CPDH vem executando, em Pernambuco, com o apoio do Fundo Brasil.

“Esta semana foi apenas o começo de nossos esforços contínuos para fortalecer a proteção dos defensores de direitos humanos. Juntos, continuaremos a lutar por um mundo mais justo e igualitário, onde os direitos de todos sejam respeitados”, declarou Tereza Mansi.