Nesse domingo, o Movimento Ocupe Estelita realizou celebração dos 10 anos da ocupação do Cais, com a inauguração simbólica do parque público que leva o nome Parque da Resistência Leonardo Cisneiros.
A luta e as discussões que foram travadas durante a ocupação foram fundamentais para a cidade do Recife, deixando frutos de uma mobilização constante da sociedade civil por uma cidade justa, inclusiva e democrática.
O Movimento Ocupe Estelita mobilizou centenas de pessoas para impedir a derrubada dos antigos armazéns do Cais José Estelita e a construção dos arranha-céus, problematizando a relação do projeto Novo Recife com os interesses e demandas das comunidades que ocupam seu entorno há anos, bem como da população recifense
Essa pressão social fez com que o projeto sofresse alterações importantes, incluindo ações mitigadoras para compensar os possíveis danos causados pelo empreendimento e o redesenho da proposta com novos parâmetros.
Uma delas foi a criação do parque público, que hoje leva o nome do nosso querido companheiro Léo Cisneiros, um ativista e lutador do direito à cidade.
Para nós é uma grande emoção viver esse momento de celebração. Recife continua sendo marcada pela desigualdade. Mas o Estelita nos lembra que a luta por justiça social ainda tem muito chão pela frente, e rememora que a mobilização das nossas vozes e corpos consegue promover mudanças.
Todas as lutas cabem no cais. Sigamos em frente!
Comments