Direito à Moradia nas faixas de domínio
Sobre
Existem, atualmente, no estado de Pernambuco, 300 (trezentas) ações de Reintegração de Posse ajuizadas pela Ferrovia Transnordestina Logística S.A afetando cerca de 1500 famílias, em 44 (quarenta e quatro) municípios. Este dado é decorrente do “Estudo Emergencial de Impacto Socioterritorial. Despejos em ocupações de faixa de domínio da extinta RFFSA em Pernambuco: dados e evidências para mediação do conflito.’’ desenvolvido pelo Centro Popular de Direitos Humanos que
buscou sistematizar o real cenário de um conflito fundiário de larga escala, mas ainda profundamente subnotificado.
A partir do referido estudo, constatou-se que, para além da ausência de demonstração de interesse público nas remoções, tendo em vista que muitas linhas férreas encontram-se paradas há mais de 20 (vinte) anos, os referidos processos, ignoram o processo histórico de ocupação dos núcleos urbanos que se constituíram em torno da rede ferroviária, há décadas abandonada.
A atuação do CPDH no tema teve início em 2021 a partir do acompanhamento do caso da Comunidade da Linha, localizada na Zona Sul do Recife. O primeiro produto desenvolvido junto com uma rede de parceiros foi um estudo socioeconômico de viés quantitativo, demonstrou que, apesar do número de réus nos processos relativos a comunidade ser de apenas 89, na realidade 210 imóveis seriam afetados em caso de remoção de 21 metros em cada lado dos trilhos, 189 imóveis se considerados 15 metros, e 155 no caso de 6 metros. Ao todo, 734 (setecentos e trinta e quatro), 662 (seiscentos e sessenta e dois) ou 542 (quinhentos e quarenta e dois) moradores seriam afetados diretamente apenas em uma comunidade.
Atualmente estamos em fase de desenvolvimento de um novo estudo a partir da realização de um projeto de extensão junto com a Faculdade Esuda, que tem como objetivo a geração de dados ilustrativos através da aplicação de softwares de geoprocessamento que permitirão o dimensionamento de um impacto mais real da aplicação da Faixa de Domínio das Linhas Férreas nos municípios e comunidades do estado de Pernambuco.
A realização de uma série de estudos e diagnósticos sobre o tema fortaleceram a incidência para realização de audiências públicas junto a Câmara Municipal do Recife e a Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco; a instituição de um Grupo de Trabalho Interinstitucional para discutir o caso da Comunidade da Linha; a discussão do tema junto ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e a legitimação da participação do CPDH na Comissão de Soluções Fundiárias do TRF5 que está discutindo as ações de reintegração de posse promovidas pela Ferrovia Transnordestina e Logística em toda a malha Nordeste.
A partir da incidência do CPDH junto a Comissão de Soluções Fundiárias do TRF5 um importante resultado já foi alcançado: a suspensão de todos os atos de execução das ações de reintegração de posse promovidas pela Ferrovia Transnordestina e Logística na malha nordeste, até a conclusão de estudos de impacto e interesse econômico sobre a malha ferroviária que deverão ser realizados pelo Governo Federal.
Cabe ainda destacar que a situação apontada não se restringe ao estado de Pernambuco, dado que o trecho da malha ferroviária que corta o referido Estado, corresponde somente a 3,3% do total, que chega a mais de 30.000 (trinta mil) quilômetros. Portanto, a referida problemática ultrapassa os limites estaduais, atingindo todo o cenário brasileiro.
Objetivos
Garantir o direito à moradia das famílias que ocupam área de domínio de linhas férreas inutilizadas e subutilizadas no estado de Pernambuco e consolidar um precedente nacional para casos de famílias que vivem em beira trilhos em todo o Brasil.
Linhas de atuação
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Desenvolvimento de estudos e diagnósticos de impacto com o fim de fortalecer a litigância estratégica;
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Articulação institucional com poderes legislativo, executivo e judiciário da esfera local e nacional;
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Fortalecimento comunitário com processos de educação popular;
Resultados esperados
1. Suspensão de todas as ações de reintegração de posse até a finalização dos seguintes estudos pelo Governo Federal:
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Viabilidade e interesse econômico de manutenção das malhas ferroviárias;
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Estudo técnico de impacto, avaliação e classificação de risco de cada uma das comunidades que encontram-se em faixa de domínio;
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Estudos análise quanto à possibilidade de regularização de moradias no local ou necessidade de remoção/reassentamento.
2. Realização de processos de urbanização integrada que garantam a regularização fundiária dos imóveis que puderem permanecer e o reassentamento em moradia digna das famílias que vierem a ser removidas.
Produções
Diagnóstico de impacto de caráter preliminar, feito através da sistematização de informações públicas e disponíveis, consolidadas a partir dos acúmulos adquiridos através do acompanhamento de comunidades ameaçadas de despejo pela Ferrovia Transnordestina e Logística - FTL no estado de Pernambuco que buscou evidenciar o número de ações de reintegração de posse em curso de maneira espalhada em todo o Estado, o potencial de subnotificação e de impacto sobre territórios majoritariamente compostos por pessoas negras e de baixa renda.
O documento se trata de um dossiê sobre o conflito jurídico fundiário entre a empresa Ferrovia Transnordestina Logística e a Comunidade da Linha, em torno de remoções forçadas anunciadas, no bairro do Ibura, Zona Sul do Recife, em plena pandemia da COVID-19. O relatório traz uma contextualização do conflito e aponta para cenários alternativos. O documento foi desenvolvido pelo CPDH junto com o Laboratório Espaço e Política (LEP/UFPE); a Cooperativa Arquitetura, Urbanismo e Sociedade (CAUS); a Campanha Nacional Despejo Zero, com apoio dos
mandatos do Vereador Ivan Moraes e da vereadora Dani Portela.
O relatório apresenta o processo e os resultados de uma pesquisa social desenvolvida na Comunidade da Linha, Zona Sul do Recife, com o objetivo de dimensionar os impactos socioespaciais de possíveis remoções forçadas decorrentes do conflito urbano fundiário com a empresa Ferrovia Transnordestina Logística - FTL em três cenários distintos de remoção.